7 de outubro de 2014

COTIDIANO URBANO


CONGESTIONAMENTO NO TRÂNSITO
Garanta um dia agradável


"Entre filas imensas de carros lá está você rumo a mais um dia de trabalho ou dia de descanso. Evitar o congestionamento é uma tarefa difícil, mas torná-lo um momento agradável é a grande charada para afastar o estresse. Proporcione mais qualidade de vida com as dicas:

O mau humor afeta o sistema nervoso. Tente respirar profundamente, relaxar e se entreter com algo prazeroso, como uma música ou um livro falado.

Ficar bravo em nada vai adiantar, portanto, evite discutir com outros motoristas.

Dirigir ansioso aumenta o risco de varizes, hipertensão, dores ortopédicas e de cabeça. Para tal, faça das dicas citadas no primeiro item um hábito.

Não adianta se irritar com o ambiente externo. A mudança deve começar no íntimo de cada ser. Tenha atitudes calmas para obter o retorno na mesma medida.

O estresse produz contrações musculares, o que aumenta o desgaste celular. Tente respirar profundamente e aproveite que o trânsito está parado para fazer alguns alongamentos com o pescoço e os braços.

Ficar estressado não vale a pena. O risco de acidentes é maior, pois diminui a atenção e a capacidade de concentração.

Impaciência não combina com congestionamento, pois provoca escolhas precipitadas, na maioria das vezes, inadequadas.

O carro também acaba sofrendo com o estresse do motorista. Além do aumento de consumo de combustível, as manobras bruscas aumentam o desgaste do veículo.

Busque lembranças agradáveis que possam oferecer a sensação de bem-estar, apesar do caos exterior.

Aproveite para exercitar a imaginação e praticar sua capacidade de abstração. Com isso, a mente ficará mais criativa e você mais tranquilo e confiante na vida."

Fonte:Vida Natural e Equilíbrio n.13
(por Liliane Mendes – Dicas do psicólogo Waldemar Magaldi Filho - Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo)