30 de setembro de 2014

DESDE QUANDO?


"EVOLUÇÃO ARQUITETÔNICA"

"Nos últimos 20 anos a Arquitetura tem passado por um processo de transformação radical de estilo e de design, muito disto devido a evolução tecnológica, o advento do computador e o desenvolvimento de novos materiais.
Os arquitetos migraram das pranchetas para as telas dos computadores, das canetas nanquim em 2 dimensões para a digitação em 3 dimensões, do desenho para a maquete eletrônica.
Vejo os desenhos de Brasília do Oscar Niemayer , feitos em duas dimensões e depois desenvolvido tecnicamente. Imaginem se fizéssemos um pequeno movimento em um dos pratos do desenho do Congresso Nacional dificultando seu entendimento em duas dimensões. Teríamos que fazer uma maquete para poder entende-lo e teríamos enormes dificuldades de Cálculo Estrutural para poder sustenta-lo. Esse fator era enormemente limitador da criatividade, sendo sempre desenhos simétricos curvos como um olho, um disco voador, etc. Tais curvas já representava um enorme avanço as linhas racionalistas.

Em contrapartida, com o advento de novas tecnologias de desenho e materiais, os Arquitetos e os Engenheiros Calculistas começam a trabalhar com ferramentas mais dinâmicas e apropriadas que permitem abrir um leque de possibilidades formais em 3 dimensões e novos materiais, tendo como um dos maiores precursores desta arte contemporânea o Arquiteto Frank Gehry.

Sempre que for se envolver com um trabalho arquitetônico procure sempre trabalhar com profissionais que tenham uma visão e entendimento de 3 dimensões e que conseguem visualizar o todo desde o princípio. Profissionais completos, que possam te orientar desde a escolha do terreno até a definição do Edredom. " (ARQUITETO WELTON NAHAS CURI)

Texto:
(REVISTA CASA IMÓVEIS -Ano2-n.19 outubro/2012  pág.22 Arquitetura)
email: revistacasaimoveis@gmail.com
www.facebook.com/Revista Casa de Imóveis

ARCH ARQUITETURA CONSULTORIA E CONSTRUÇÃO LTDA
ARQUITETO WELTON NAHAS CURI
email: archarquitetura@terra.com.br