20 de maio de 2013

IMPULSOS FORMIDÁVEIS



"Os grandes avanços tecnológicos registrados após o término da Segunda Guerra Mundial permitiram ao homem lançar foguetes potentes o bastante para escapar da força gravitacional da Terra e entrar no espaço sideral. Com isso tivemos um avanço considerável dos SATÉLITES.
Na corrida espacial um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer planeta.
Hoje, ao contrário do que ocorria no início da história dos satélites artificiais, o termo satélite vem sendo usado praticamente como um sinônimo para satélite artificial ;tem sido usado quando se quer distingui-los dos satélites naturais, como a Lua.
Atualmente estão em órbita, além dos satélites do Sistema do Posicionamento Global, satélites de comunicações (sistemas telefônicos e de transmissão de imagens de televisão captando sinais emitidos por satélites em órbitas fixas), satélites para fins comerciais ,satélites científicos (sondas espaciais investigando o sistema solar), satélites militares (monitoram as atividades de vários países) e uma grande quantidade de lixo espacial; ou seja, não se deve referir a satélites apenas como um meio de transporte de dados ou apenas um meio de mapear ou espionar o sistema terrestre."

A corrida Espacial (11)